Francisco J. Marques, antigo diretor de comunicação do FC Porto, usou a rede social X para criticar a forma como a direção do clube tem reagido aos casos de arbitragem, apontando também as decisões que, segundo ele, têm prejudicado o FC Porto dentro e fora de campo.
“Todos sabemos que os jogos do Benfica têm de ser escrutinados, mais ainda na época antes das eleições do SLB, mas o FC Porto só reagiu quando a contestação ao treinador começou a alastrar à direção”, começou por afirmar.
Marques não poupou críticas à reação tardia dos dragões após o jogo com o Famalicão, mencionando os erros de arbitragem em favor do Benfica ao longo da época:
“A direção e o presidente do FC Porto descobriram ontem, depois do Famalicão-FC Porto, que o Benfica foi beneficiado em Arouca. Até seria hilariante se não fosse trágico por deixar à vista a falta de preparação para tratar com o mundo real do futebol português.”
O ex-diretor apontou ainda para a falta de resposta a episódios anteriores, como o penalti decisivo em Arouca e outros lances que favoreceram o Benfica:
“Pontinho aqui, pontinho ali, e assim se vai cozinhando a classificação…”, disse, acrescentando que a reação publicada nos canais oficiais do clube foi insuficiente:
“Mais não é do que dar um bocadinho de palha ao animal, sendo que o animal somos todos nós, adeptos que temos de ser calados.”
Francisco J. Marques também comentou a má exibição da equipa contra o Famalicão e os fracos resultados fora de casa:
“Em 11 jogos fora de casa ganhámos quatro, perdemos cinco e empatámos dois, o que é um péssimo desempenho, responsabilidade de quem tomou uma série de decisões que estão a lesar o FC Porto e a hipotecar as possibilidades de sucesso desportivo. Mas isso fica para outro dia.”