Duarte Gomes, antigo árbitro e atual analista de arbitragem, partilhou a sua opinião sobre os dois lances polémicos que poderiam resultar em grandes penalidades no dérbi entre Sporting e Benfica (1-0). Segundo o ex-árbitro, ambos os casos são passíveis de interpretação, mas as decisões tomadas em campo foram corretas.
Possível penálti sobre Quenda:
“Lance de interpretação que em nossa opinião foi bem analisado: Quenda caiu na área encarnada após contacto de Bah (braço nas costas). Sem prejuízo do risco que o lateral correu, há dois fatores que indiciam não ter havido infração: o facto do jovem jogador ter arrastado a ponta do pé direito no relvado (sinal que preparou/antecipou a queda) e a forma como saltou, a dois pés, para o solo. Não houve causa/efeito nem proporção entre toque e forma de cair”, afirmou.
Possível penálti sobre Barreiro:
“Lance que evidenciou a coerência de Veríssimo: tal como Bah aos 16′, também Matheus Reis arriscou na forma como colocou os braços sobre Leandro Barreiro (ao saltar à bola). Tal como então, o contacto foi insuficiente para ser faltoso. Sem penálti.”, afirmou.