Abel Ferreira, antigo treinador do Sporting, orienta desde 2020 o Palmeiras no Brasil. Com um contrato que o vincula ao clube paulista até dezembro de 2025, o técnico português já revelou, conforme avançado pelo jornal Record, quais são os próximos passos a dar na sua carreira enquanto treinador.
Sem manifestar qualquer intenção de deixar o comando técnico do verdão antes do fim do contrato, o treinador português já expressou o desejo de tirar um período sabático de seis meses, a partir de dezembro do próximo ano, para descansar do intenso ritmo dos últimos anos no campeonato brasileiro. Assim, é certo que marcará presença no Mundial de Clubes, agendado para junho de 2025.
Dado o sucesso alcançado no campeonato brasileiro, onde conquistou todos os títulos possíveis, o treinador tem atraído a atenção de clubes, incluindo emblemas da Premier League, como o West Ham, Nottingham Forest e Leicester. Apesar disso, o seu nome também já foi associado ao Sporting, onde deixou a sua marca como jogador profissional e, posteriormente, como treinador dos escalões de formação.
Vítor Almeida Gonçalves, em análise no Record, abordou o alegado interesse leonino em Abel Ferreira. O comentador afirmou que “Há 99,9% de possibilidades de Abel não ser treinador do Sporting se João Pereira sair.” Contudo, destacou que “não há impossíveis, e é isso que tem alimentado esta possibilidade, por mais pequena que ela seja. Desde que se começaram a avolumar os maus resultados do Sporting que o nome de Abel começou a surgir”.
“Estamos a falar de uma escala de valores muito superior, a tal comparação com (o salário de) Ruben Amorim. Portanto, parece-me difícil que vá acontecer mas é um facto que é um nome que agrada”, concluiu, referindo-se a um dos principais entraves à concretização de um eventual negócio pelo treinador, que encerrou a sua carreira de jogador ao serviço dos verdes e brancos.