Viktor Gyokeres – muito apontado ao Barcelona – tem, tal como a restante equipa, sofrido nos últimos três jogos do Sporting. No entanto, as dinâmicas de João Pereira são bastante evidentes na forma como mudou o posicionamento do sueco, para zonas que não favorecem as suas características.
Segundo dados do Goalpoint – site especializado em estatística – as conduções progressivas, principal arma do ‘camisola 9’, baixaram de 3 por jogo para 0,7, enquanto os passes para finalização subiram dos 2 para os 3,7, mostrando um maior envolvimento do jogador com a equipa. As ações na área adversária também diminuíram de 10,8 para 8.
“Os movimentos na profundidade de Gyokeres quase que desapareceram. A bola já não lhe chega, ele é que tem de a procurar”, garantiu Carlos Dinis, treinador de 72 anos, ao jornal Record, vincando ainda mais o que demonstram os dados estatísticos.
Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 22 encontros (1.820 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 25 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.