Na sua estreia como treinador do Manchester United, Ruben Amorim não escondeu a insatisfação com o desempenho de alguns jogadores após o empate frente ao Ipswich Town. O técnico português apontou falhas na tomada de decisão e na leitura de jogo como os principais problemas a corrigir.
“Acho que a tomada de decisão é uma preocupação, não é preciso treiná-los a este nível. É preciso manter a bola e saber qual o momento para colocá-la na frente. Às vezes, sentimos que não conseguimos manter a bola e colocamo-la na frente”, afirmou Amorim à Sky Sports.
O treinador foi particularmente crítico com Joshua Zirkzee, que atuou como médio ofensivo, posicionando-se atrás de Rasmus Højlund. “Depois no final do jogo estamos à volta da área com dois avançados. O Josh [Zirkzee] tem de perceber que tem de ir para a área para fazermos os cruzamentos. Estamos a fazer coisas fora do momento certo, é algo que temos de resolver”, salientou o técnico português.
Apesar de algumas análises se focarem na disposição tática do United em 3-4-3, Amorim afirmou que o problema vai além do esquema. “Falam do 3x4x3, mas a preocupação não é o sistema, mas o entendimento do jogo, é aí que temos de melhorar muito”.
Jonny Evans, experiente defesa central, também foi alvo das observações do treinador. “Se virem a primeira parte, estivemos com um bocado de medo. O número 5 [Sam Morsy] estava sempre sozinho, temos de estar em cima dele. O Hutchinson estava sempre no espaço morto, o Jonny Evans deveria estar a pressioná-lo”.