O recorde de jogador mais novo de sempre a atuar por Portugal pertence a Paulo Futre há mais de 40 anos e assim continuará a ser durante mais algum tempo, dado que Roberto Martínez, que esta segunda-feira poderia ter ajudado Geovany Quenda a destronar o antigo internacional luso, optou por manter o ala do Sporting no banco diante da Croácia, num jogo que já não tinha qualquer impacto para as contas da equipa das quinas.
Confrontado acerca desta decisão na conferência de imprensa de análise ao encontro, o treinador espanhol atribuiu à lesão de Nuno Mendes a responsabilidade pelo adiamento da estreia de Quenda e sublinhou, ainda, que o papel do jogador leonino na seleção não é o de quebrar recordes.
“A lesão do Nuno Mendes não me deixou poder fazer mais duas substituições, mas o Quenda não está na seleção para quebrar recordes, está aqui para ser um jogador importante para a seleção”, começou por dizer Martínez, que prosseguiu.
“Ele vai ajudar muito, está preparado para ajudar, mas o mais importante é que o Quenda possa ficar na seleção por 150 jogos, não é importante quando se estreia”, completou.
Vale lembrar que Geovany Quenda, titular regular do Sporting que é o atual líder do campeonato nacional, já foi chamado por duas vezes por Roberto Martínez à seleção e, em nenhuma das duas convocatórias, pisou o relvado.