Na última terça-feira, dia 12 de novembro, realizou-se mais uma edição da Gala Quinas de Ouro, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. O antigo jogador do Benfica e internacional português mostrou-se “desapontado e magoado” por Manuel Fernandes não ter sido mencionado na cerimónia.
“Estou desapontado e sinto-me magoado pelo esquecimento da Federação relativamente a João Rodrigues e Manuel Fernandes. Não é por mim, mas por duas referências, que serviram a Federação e a Seleção”, sublinhou o antigo extremo-esquerdo.
Tiago Fernandes, filho do antigo goleador, já tinha visado a gala. “Fazer uma gala, nem um obrigado ou um simples reconhecimento”, escreveu, nas redes sociais. Recorde-se que Manuel Fernandes faleceu em junho de 2024, aos 73 anos. O jogador, que atuou no emblema verde e branco e na Seleção Nacional, foi considerado um dos melhores jogadores portugueses de sempre e detém o recorde de segundo melhor marcador da história do Sporting.
Tito Arantes Fontes também deixou fortes críticas à Federação Portuguesa de Futebol – no seu espaço de opinião no jornal do Sporting: “Não há outro modo de abordar a Gala das Quinas levada a cabo pela FPF no início desta semana… foi uma vergonha! Nem uma palavra para o lendário Manuel Fernandes! Nem uma palavra para o jogador que mais jogou efetuou no campeonato português! Manuel, não te preocupes… és e serás sempre uma lenda no nosso coração! E os dirigentes da FPF… pois, passarão… com essa mancha em cima dos seus nomes” (Recorde AQUI).
Nos 12 anos que passou ao serviço dos leões (1975 a 1987), o Eterno Capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes.