O Ministério Público (MP) acusou Luís Filipe Vieira e a SAD do Benfica de corrupção desportiva e fraude fiscal. O antigo presidente é acusado de vários crimes inclusive, teria simulado compra e venda de jogadores, entre 2016 e 2019, além de controlar outros clubes que facilitariam nos jogos com o Benfica. Está também acusado de desviar seis milhões de euros do Benfica
Contactado pela CNN Portugal, Luís Filipe Vieira desviou-se do assunto. “Não é tempo para comentar diretamente as acusações. Haverá uma altura para o fazer”, disse Luís Filipe Vieira, que deixou uma mensagem aos adeptos, tranquilizando-os.
“O Benfica e os Benfiquistas podem dormir descansados, pois as acusações não têm qualquer fundamento. Que o treinador e os jogadores continuem focados para ganhar no campo”, disse apenas Luís Filipe Vieira, a passar uma mensagem de confiança, a acreditar que nada vai acontecer com o clube, para quem o MP pede suspensão nas provas desportivas de até três anos.
O Benfica também reagiu, em comunicado, às acusações:
“O Sport Lisboa e Benfica e os seus advogados vão analisar em detalhe a acusação da qual foram hoje notificados e que responsabiliza o Benfica, em virtude de alegados atos imputados ao seu ex-presidente e a um antigo assessor.
Oportunamente tomarão posição processual, mas não restem dúvidas de que o Sport Lisboa e Benfica se defenderá, sem hesitar, de todas as acusações infundadas (e do que já foi possível analisar, estas são infundadas), bem como de tudo quanto afete ou possa ter afetado os seus direitos e interesses”.